Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Entra e Senta

Entra e Senta

Dom | 20.06.21

Dia Mundial do Refugiado 2021

Fonte: UN News: Refugees and Migrants

É domingo.

Acordam quando os primeiros raios de sol entram pela janela, iluminando o vosso quarto outrora apagado pela noite. E logo se instala o receio. Há muito tempo que se adivinha um conflito. É constantemente abordado nas notícias, na internet, sempre que ligam a televisão, mas tentam ignorá-lo, pois não é fácil viver com medo. Este entranha-se nos vossos ossos, como uma chuva fria de janeiro que é apenas apagada de nosso corpo com um banho e chá quente. Todavia não é possível ignorar um inimigo que corre mais rápido que nós. E quando olham em volta, tudo que conhecem está destruído pelas bombas. Perderam entes queridos, a vossa casa, e a vida que tanto estimavam.

Então decidem partir. Se foram rápidos o suficiente, tiveram tempo para levar algumas coisas com vocês, senão carregarão apenas a ansiedade e a fé. Talvez a viagem seja perigosa, e talvez nunca cheguem ao destino final, mas fugir da morte certa é vossa prioridade. Claro, terminar num bote perdido no Mar Mediterrâneo pode ser assustador, porém a esperança de uma vida melhor impulsiona-vos para a frente. Chegar vivo é uma sorte. Ser aceite e integrado na sociedade é a lotaria. Haverá sempre o racismo, a xenofobia, a dificuldade de aprender uma nova linguagem e de lidar com uma nova cultura.

E saudades? Essas talvez sejam eternas.

Hoje é o Dia Mundial dos Refugiados, porém todos os dias somos relembrados desta triste realidade. Segundo a UNHCR, há 26 milhões de refugiados, e todos eles merecem proteção: seja segurança para não voltar ao local de perigo, acesso a asilo ou simplesmente medidas para garantir que são respeitados os seus direitos humanos. Com a pandemia, a segurança e a saúde destas pessoas está ainda mais comprometida, tendo em conta as condições em que vivem nos diversos campos de refugiados e à sua incapacidade de recorrer aos serviços de saúde.

É importante não esquecer que tratamos de pessoas que tinham carreiras, famílias, sonhos. Todos nós poderíamos estar nesta circunstância, e desejaríamos ser tratados com a maior humanidade e respeito possível. Por isso, o tema deste ano da UNHCR é “Together we heal, learn and shine” (juntos nós curamos, aprendemos e brilhamos). Esta campanha tem como propósito:

  1. Ajudar a assegurar o acesso a cuidados de saúde primários e secundários, saúde sexual e reprodutiva, nutrição e serviços de saúde mental
  2. Assegurar o acesso a educação de qualidade para que as crianças possam ter um futuro melhor
  3. Usar o desporto para criar um ambiente protetor onde todos possam descobrir o seu potencial

Aproveitem este dia para aprender um pouco mais sobre o tema, criar empatia e, acima de tudo, aceitar estas pessoas na vossa comunidade de braços abertos.

Hoje são eles, amanhã poderemos ser nós.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.