Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Entra e Senta

Entra e Senta

Sab | 17.07.21

É necessário falar das alterações climáticas

Fonte: BBC (https://www.bbc.com/news/world-europe-57858826)

As alterações climáticas serão uma das batalhas mais difíceis deste século, mas parecem passar despercebidas, como um inimigo que todos conhecemos, mas preferimos ignorar ou acreditar que não existe. Se pensam que será uma luta do futuro, enganem-se, pois já estão aqui, bem presentes. São as cheias na Alemanha e Bélgica, as ondas de calor no Canadá, os incêndios florestais que se tornam cada vez mais intensos! As calotas polares têm um arrefecimento cada vez mais acelerado, e o aumento do nível do mar pode afetar a vida nas regiões costeiras.

E é muito frustrante, porque o que vejo são medidas vazias que pouco ajudam. Há muitas promessas, muitos acordos, mas o tempo vai passando e tudo permanece igual. Claro, podemos adotar comportamentos mais ecológicos que, a longo prazo, terão os seus efeitos benéficos. Mas que poder temos nós para controlar a poluição causada pela indústria? O que podemos fazer relativamente à constante desflorestação? À poluição dos oceanos, aos microplásticos que até já ingerimos?

O relógio não para, e há muitos problemas para as poucas soluções que são apresentadas. Acredito que a luta pelo ambiente ficou de parte durante a pandemia, e receio pelo meu futuro. Receio pelo meu futuro e pelo futuro das próximas gerações, que herdam um planeta destruído, poluído pela nossa ganância e inércia.

Enquanto o crescimento, o dinheiro, e o poder forem a prioridade, continuaremos a respirar ar poluído, a destruir ecossistemas e a adoecer a nossa única casa.

6 comentários

Comentar post