Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Entra e Senta

Entra e Senta

Seg | 31.05.21

É possível estudar sem papel?

estudar sem papel.jpg

Sim, eu sei que parece um pouco louco, talvez até impensável! Mas a verdade é que é possível, e tem diversas vantagens (ou, pelo menos, teve para mim!).

Sempre escutamos que a melhor forma de memorizar é escrever. Escrever à mão. Ler a matéria, fazer resumos e ler os resumos múltiplas vezes, talvez até em voz alta. Depois de passar tecnicamente todos os anos do meu ensino básico a repetir esse método, apercebi-me que o que me ajudava a interiorizar o conteúdo era recitá-lo em voz alta e não o escrever, porque muitas vezes apanhava-me a copiar o texto escrito no livro sem sequer pensar sobre este. Foi quando entrei na faculdade que me apercebi que continuar este ciclo não seria possível, devido, por um lado, à quantidade brutal de matéria, e por outro, às imagens e desenhos que são necessários para compreender os conceitos. Devo dizer que o primeiro ano não foi fácil!

Foi aí que comecei a observar a forma como os meus colegas estudavam, tiravam notas! E a maioria destes já não usava cadernos, ou pelo menos não os usava na maioria do tempo. Também se instalou a pandemia, e o ensino online obrigou-me a mudar os meus velhos hábitos.

Porque estudar sem papel?

Em primeiro lugar, é um favor que fazem ao nosso planeta. Gastamos bastante papel sem nos apercebermos, papel este que perde a utilidade assim que terminamos os estudos. Só para o meu exame de Matemática A gastei praticamente uma resma! E não há necessidade de imprimir dezenas de powerpoints com centenas de slides apenas para anotar nos cantos da folha!

Em segundo lugar, tudo fica muito mais organizado. Não temos papéis espalhados pela secretária, post its perdidos! Os nossos ficheiros estão todos no mesmo local, sempre acessíveis a partir de qualquer dispositivo (se armazenados numa drive). 

Por último, não correm o risco de perder os vossos trabalhos/resumos/notas pois podem fazer várias cópias que não são destrutíveis como o papel.

Como estudar sem papel?

Bom, precisam de um dispositivo eletrónico, seja este um computador portátil ou um tablet. Não necessita ser nada muito caro (não, não é obrigatório terem produtos da Apple!), apenas algo que seja fácil de transportar com vocês. No meu caso, escolhi comprar um tablet, não só por ser leve e caber em qualquer carteira, mas também por não necessitar de prescindir tirar apontamentos à mão: o tablet que comprei, Samsung Tab S6, vem acompanhado de uma caneta para podermos anotar em pdfs, fazer resumos, ou até desenhar.

Quando o comprei, não havia muitas opções de apps para Android, pelo menos gratuitas. Acabei por comprar uma chamada Noteshelf, onde é possível anotar em pdf, criar cadernos, e fazer apontamentos muito bonitos (tal como os fariam em papel). Hoje em dia, a própria app Samsung Notes, gratuita em qualquer aparelho da Samsung, tem uma interface apropriada, logo não terão de gastar dinheiro com isto!

Existem outras aplicações que considero úteis: Anki (permite-vos criar flashcards); Google Drive ou qualquer outra aplicação de cloud; um calendário para anotarem as datas de exames e de entregas de trabalhos (eu uso o calendário do Google, mas não prescindi de uma agenda em papel); Duolingo, para passarem o tempo e aprenderem algo de novo. Além disso, dependendo do que estudam e do curso que frequentam, poderão instalar outro género de apps: no meu caso, testei várias com modelos de anatomia em 3d.

E se só tiverem um computador?

Não necessitam comprar um tablet para atingirem os mesmos objetivos. Aliás, tirar notas num computador é bem mais fácil durante a aula pela rapidez com que podem escrever. Tudo o que encontram para o tablet têm para PC!

Há vários programas que poderão ter acesso gratuito por serem estudantes, como o Office, EndNote (muito útil para criar citações), Notion, e vários outros, dependendo de onde e do que estudam.

Recomendo o uso da app Notion! Nesta poderão tirar notas durante as aulas, organizar o vosso horário, criar listas de tarefas e muito mais! Existem diversos vídeos sobre a mesma no Youtube, visto que a interface pode ser um pouco confusa no começo.

Algumas notas importantes

É importante ter em conta que nem todos os professores vão gostar ou aprovar o vosso uso de eletrónicos durante as aulas, por isso tenham sempre com vocês um caderno e algumas canetas para essa eventualidade. Além disso, nem sempre é possível o seu uso por questões de segurança, como em laboratórios!

Não sintam que têm a necessidade de largar por completo o papel se não se sentirem confortáveis a fazê-lo. Por exemplo, eu ainda uso um bullet journal! Têm de adaptar o método às vossas necessidades!

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Maria João 07.06.2021

    Realmente o Notion é muito versátil, e facilita a nossa organização! Para estudar é ainda mais útil!
    Obrigada pelo comentário, beijinhos!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.